Cadillac Eldorado 1959

Frente Cadillac 1959

Cadillac – Som para o clássico.

Publicidade Cadillac 59Quando lançado o automóvel Cadillac Eldorado, em 1953, era o carro mais caro produzido nos Estados Unidos, foi o ápice de luxo, conforto e beleza da época. O Eldorado linha 1959 ganhava um motor V8 6.3 de 345cv, tração traseira e a famoso “rabo de peixe” com suas barbatanas de 107 cm de altura.

Foi este belíssimo automóvel de pedigree inquestionável que tivemos o prazer de trabalhar, em um projeto de áudio que teve o objetivo manter e respeitar a originalidade e visual do Eldorado. Trazendo recursos e qualidade de áudio atuais impossíveis de se imaginar em 1959, época de fabricação deste ícone.

Nosso desafio foi montar o melhor som possível. Porém com os obstáculos abaixo:

  • O carro é conversível;
  • Proibido aparecer qualquer equipamento de áudio;
  • Ser usual;

Conversível, o terror do sub-grave.

O fato do carro ser conversível, é um grande problema, principalmente para frequências/sons sub-graves. Após alguns testes conseguimos um ótimo resultado com o Subwoofer GZRW 12FL. É um subwoofer slim de 12 polegadas da fabricante alemã Ground Zero. Como tivemos de esconder o subwoofer, ajudou muito neste quesito o modelo usado ser slim, compacto.

Presentes, mas sem aparecer.

Sem alterar o visual clássico e original do carro, posicionamos atrás no painel do Cadillac o Kit de Duas vias também da marca Ground Zero, modelo GZTC 130TX. Para instalação do tal, confeccionamos caixas acústicas para os componentes do kit, obtendo assim respostas dos médios-graves aos agudos.

Outro componente que ficou escondido foi o CD player Pioneer DEH-X6780BT, que foi instalado dentro do porta-luvas. O aparelho escolhido tem como principais características a possibilidade de reproduzir CDs, Pen-drives e Áudio Streaming por Bluetooth.

Interior e painel Cadillac 59
Visual do painel permaneceu todo original após instalação

Ser usual no dia a dia.

De nada adiantaria todo o cuidado em deixar todos os componentes do áudio escondidos, se no dia a dia, o proprietário tiver de andar com o porta-luvas aberto para controlar o som. Pensando nisso desenvolvemos o controle remoto que fica instalado ao lado dos controles do banco, em um local discreto, passando por uma botoeira original do carro. Com o desenvolvimento do controle e interface é possível utilizar o som com o carro em movimento sem a necessidade de abrir o porta-luvas.

Equipamentos utilizados

Segue abaixo lista e imagens dos equipamentos utilizados.

Equipamentos Cadillac 59

Componentes

  • Amplificador Lightning Audio LA4200;
  • Player Pioneer DEH-X6780BT;
  • Kit duas vias Ground Zero GZTC 130TX;
  • Subwoofer Slim 12 pol. Ground Zero GZRW 12FL;
  • Cabos RCA Shok Industries Elite;
  • Fiação Shok Industries Reference.

 

Resultado e fotos

Cadillac 59 Volante Lateral Cadillac 59 Traseira Cadillac 59 Grade frontal Cadillac 59 Motor V8 do Cadillac 59

 

Curiosidades

O nome Eldorado relembra a lenda da riquíssima comarca americana, sonho dos conquistadores espanhóis. Usado nos modelos mais luxuosos. Este nome foi selecionado em um concurso em 1953 e proposto pela Secretaria do Departamento de Mercadorias da Cadillac.  O primeiro a utilizar foi o conversível de 1953.

Cadillac 59

Os “rabos-de-peixe” característicos da Marca Cadillac alcançaram seu maior tamanho no final dos anos 50 e quase desaparecem totalmente em 64.

O automóvel Cadillac Eldorado 1959 aqui mostrado foi restaurado pela empresa blumenauense RH Restaurações, presta serviços de restaurações de carros clássicos e customs(Hot Rods). No site da empresa, http://www.rhrestauracoes.com.br você encontrará mais informações dos serviços prestados.

BACK